Auditoria em condomínios

Auditoria-de-condomínios-bh-mg 500

Para o conforto e segurança de todos os membros envolvidos no cotidiano do condomínio, a auditoria em condomínios examina os dados financeiros e contábeis apresentados pelo síndico ou empresa administradora. A realização da auditoria condominial previne não somente fraudes, mas ajuda a melhorar a gestão e a contabilidade, evitando que os administradores lesem as contas do local.

Uma prestação de contas eficiente e clara evita fraudes na gestão condominial. Ela deve ser feita pelo síndico ou administradora mensalmente, apresentando todos os documentos e comprovantes das operações realizadas no período. É importante que os moradores acompanhem as contas mensalmente, e que o conselho verifique e estude cada nota fiscal, confirmando a veracidade das empresas citadas.

A auditoria condominial beneficia os condôminos e, principalmente, os síndicos, já que essa ocupação exige imensa responsabilidade, e em caso de descumprimento legal, esses indivíduos podem responder criminalmente, de acordo com a Lei N.º 10.406/2002 e os regimentos internos do condomínio.

Caso detectados, os fatores a seguir apontam a necessidade da realização de auditoria:

  • Observar fornecedores ou prestadores de serviço com muita proximidade e intimidade do síndico/administradora;
  • Arrecadações ou contratações desnecessárias e excessivas;
  • Prestação de contas irregulares ou não esclarecidas;
  • Condomínio em mau estado de conservação.

Fraudes ou irregularidades mais comuns:

  • Não demonstrar acordos/recebimentos de inadimplentes quando feitos diretamente com o síndico ou a administradora;
  • Acordos realizados com inadimplentes em condições divergentes do que o regimento interno permite, ou que contrariem a decisão da Assembleia;
  • Não apresentar os documentos originais dos pagamentos e/ou recebimentos,
  • Desvios de materiais ou recursos da conta do condomínio para uso particular;
  • Superfaturamento em compras, serviços ou obras;
  • Sonegação de impostos devidos;
  • Falsificação de notas.

A auditoria em condomínios traz muitos benefícios, como a redução dos valores de arrecadação ordinária (méio e longo prazo), a diminuição das perdas financeiras em razão de erros ou fraudes na gestão condominial; aprimoramento dos processos operacionais; maior controle sobre as atividades condominiais; redução do tempo de aprovação das contas.

 

Quando houver interesse em contratar uma auditoria condominial, deve-se procurar um profissional formado em Ciência Contábil, com registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). É interessante buscar referências de outros profissionais que já precisaram desse serviço. O ideal é que a contratação da auditoria seja independente da administradora do condomínio, para evitar o acontecimento de irregularidades.

Saiba como contratar nossos serviços AQUI

Autor: Gilmar Inácio da Silva