Contabilidade em condomínios – fique atento à contratação da empresa de terceirização de mão de obra

É comum condomínios optarem por contratar uma empresa especializada em mão de obra terceirizada com o objetivo de melhorar a sua gestão de pessoal. O problema está na escolha da empresa prestadora do serviço. Muitas vezes contrata-se a empresa que apresenta o menor orçamento. Essa forma de contratação se mostra totalmente equivocada. Nem sempre o menor preço resulta em economia. Vale lembrar que o condomínio é corresponsável com a empresa e assume total responsabilidade pelos serviços prestados em seu ambiente.

Antes de contratar uma empresa de mão de obra terceirizada é importante fazer uma pesquisa para conhecer sua situação fiscal e econômica para ter certeza da sua real condição. Não vale a pena apostar na contratação de uma empresa que tenha o menor preço, mas que possua um histórico de reclamações trabalhistas e jurídicas.

A contratação de mão de obra terceirizada tem muitas vantagens. O condomínio paga um valor fixo à empresa que, por sua vez, se responsabiliza por todos os demais custos inerentes à contratação de um funcionário inclusive quando da sua demissão. Além disso, cabe à empresa terceirizada a supervisão de todo o trabalho a ser realizado além do fornecimento dos equipamentos de segurança e materiais necessários para a realização das tarefas. Toda a rotina dos funcionários são pré-determinadas entre as partes facilitando assim o acompanhamento do cumprimento do contrato.

Além das informações práticas é válido definir uma metodologia para apresentação de um relatório mensal de prestação de contas pela empresa terceirizada com o objetivo de acompanhá-las regularmente.

Um dado importante e que a maioria dos condomínios desconhece diz respeito à contratação de “diaristas”. Não existe amparo legal para esse tipo de contratação. “Diaristas” não podem prestar serviços para condomínios. Se imaginarmos que esse funcionário pode se acidentar no trabalho como ficaria a sua cobertura?

Como diz o velho ditado, “quem paga mal, paga duas vezes”. Contratar uma empresa de mão de obra terceirizada é vantajoso? Sim. Mas tenha certeza da sua competência e responsabilidade.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Saiba sobre nossa assessoria para condomínios AQUI.

Autor: Gilmar Inácio Silva