Contabilidade para Condomínios

O serviço de  Contabilidade para condomínios, quando bem executado, é um dos principais fatores para o sucesso da gestão de um síndico, pois o ajudará na administração adequada e precisa do empreendimento. A empresa de assessoria contábil contratada para prestar os serviços de contabilidade ao condomínio, após ser escolhida pelo síndico, e aprovada pela maioria em assembleia, torna-se a responsável pela geração de dados administrativos/financeiros da copropriedade.

Contudo, o síndico continua sendo o responsável pela prestação de contas do condomínio perante a Assembleia dos Condomínios. Por ser o representante legal da gestão, ele pode ser uma pessoa física ou jurídica terceirizada, desde que eleito pela maioria. Em condomínios comerciais ou residenciais, é comum que a administração e contabilidade dessas organizações sejam realizadas por empresas especializadas.

Ainda que o síndico conte com o apoio e orientação de empresas especializadas em gestão administrativa e de contabilidade de um condomínio, a responsabilidade legal pertence a ele. Por isso é essencial contratar profissionais de confiança e credibilidade no mercado.

Contabilidade para Condomínios

A contabilidade nos condomínios tem a importante função de administrar as obrigações, direitos e bens, dando ao síndico maior segurança e transparência na prestação de contas. O controle eficaz de toda a rotina administrativa do condomínio estreita o relacionamento entre as partes e colabora para uma melhor tomada de decisões.

Muitas são as particularidades que envolvem a contabilidade de um condomínio, entre elas pode-se destacar:

  • Registro da ata;
  • Alteração de cadastro no banco;
  • Relatórios de prestação de contas;
  • Emissão da cobrança;
  • Controle da cobrança e da inadimplência;
  • Folha de pagamento dos funcionários do condomínio;
  • Pagamento dos devidos impostos;
  • Seleção e contratação de funcionários.

Além disso, o síndico precisa ter uma gestão do condomínio, garantindo que não será gerado passivo para o mesmo, mantendo sua responsabilidade civil preservada. Portanto, um pequeno erro, pode ocasionar grandes problemas, por isso a orientação de uma empresa especializada em Contabilidade para Condomínios faz-se necessária.

Contabilidade para Condomínios em BH

Benefícios e vantagens da Contabilidade para Condomínios

Atuante no mercado desde 1991, a Total Assessoria Contábil atende seus clientes em toda a área que envolve “administração de condomínios”, priorizando o alcance de seus objetivos, com segurança e eficiência, o que lhe permite desenvolver relacionamentos de confiança mútua, tanto no cotidiano como em decisões estratégicas, que envolvem questões legais, complexas e até mesmo desafiadoras.

Nosso trabalho visa proporcionar apoio ao síndico para autogestão do condomínio, cuidando da administração financeira, administrativa e fiscal. Desta maneira, o síndico tem apoio, tranquilidade e liberdade para atuar administrando as questões inerentes ao cargo.

Para os condôminos que preferem uma gestão financeira mais completa, administramos também a conta corrente do condomínio, controlando as despesas e fazendo os devidos pagamentos.

Nossa prestação de contas é realizada com software líder de mercado que propicia uma gama de relatórios que podem personalizar as informações do condomínio. Fazemos cobrança administrativa, envio de cartas de cobrança e envio de boletos via e-mail e/ou correio. Se houver troca de sindico, providenciamos registro da ata, alteração do cadastro nos órgãos: Receita Federal, Prefeitura Municipal e Banco.

Contabilidade para Condomínios em BH

Síndico Profissional

Há condomínios onde a eleição para síndico é disputada, tendo vários interessados para a vaga. Já em outros locais, falta tempo, conhecimento ou até interesse da parte dos moradores para ocupar este cargo de responsabilidade.

Devido a isso, algumas Administradoras de Condomínios acabam ocupando a função, o que não é apropriado, pois além do acumulo de tarefas, há também o fato de que é justamente o síndico quem acompanha o trabalho da administradora. Portanto, na falta de interessados, o mais sensato é optar pela contratação de um Síndico Profissional.

O Síndico Profissional passa a ser mais um dos muitos prestadores de serviço do condomínio. Ainda que qualificado para o cargo, é importante ter o apoio de uma Administradora de Condomínios, que cuidará da cobrança e seleção de pessoal, funções que não cabem aos Síndicos Profissionais.

A Total Assessoria Contábil, sendo uma empresa que presta serviço para Condomínios, também oferece o serviço de Síndico Profissional, priorizamos sempre um perfil com características de liderança e organização, paciente, comunicativo e bom negociador. Orientamos aos condôminos que alinhem suas expectativas com o futuro síndico, para evitar problemas de comunicação.

Pensando em abrir uma empresa? Confira o e-book
sobre abertura de empresas que preparamos especialmente para você!