Me tornei síndico do condomínio, e agora?

síndico do condomínio

Independentemente das razões que o levaram a exercer essa importante função, agora que você se tornou o síndico do condomínio, será preciso muita disciplina e conhecimento!

Quer saber tudo que um síndico precisa ter para exercer a sua função da forma mais perfeita possível e ter uma excelente gestão? Hoje você irá aprender!

Abaixo, você confere os tópicos que serão abordados neste post, para facilitar a sua leitura:

  • O que é um síndico;
  • Como o síndico deve agir;
  • O que o síndico deve fazer;
  • Uma valiosa dica para o síndico do condomínio.

Então, vamos lá?

O QUE É UM SÍNDICO?

O síndico é o representante do condomínio e o responsável por administrar todo o local, visando representar os melhores interesses dos moradores e garantir que tudo esteja dentro dos conformes da convenção e da assembleia.

Ele pode ou não ser um morador do condomínio.

COMO O SÍNDICO DEVE AGIR?

O síndico do condomínio precisa saber exatamente como agir durante todo tipo de situação. É claro que, para alguém iniciante, essa tarefa pode se provar um pouco difícil, dado o fato de que o profissional ainda não terá as nuances necessárias para exercer a função com maestria.

Mas, isso não é razão para pânico! Continue lendo e você ficará sabendo como um síndico deve agir e, sem dúvidas, poderá começar a sua gestão sem maiores dificuldades!

Olha este artigo que bacana que fizemos sobre síndico! Leia mais: Condomínios Horizontais – oportunidade para se tornar um síndico!

O síndico deve estar preparado para enfrentar desafios como conflitos entre moradores e outros problemas que, certamente surgirão durante toda a sua gestão.

Às vezes, imprevistos acontecerão. E o segredo não é, necessariamente, evitar que eles aconteçam. Afinal, o próprio nome sugere: eles não podem ser previstos. Logo, a saída é saber como reagir a eles, e, acredite, essa será uma das suas maiores armas enquanto você for o síndico do condomínio.

Primeiramente, um síndico deve ser imparcial. Ele não pode beneficiar certos moradores por questões de afinidade. Ele precisa analisar a situação como um todo e definir quem está certo e quem está errado e, acima de tudo, encontrar a melhor forma de resolver a situação com o diálogo e de forma interna, isto é, sem que seja necessário envolver questões legais ou criminais.

É esperado por todos os condôminos que o síndico aja como um verdadeiro líder e, por isso, ele precisa ter um espírito forte e transpassar essa imagem de liderança para todos os moradores, agindo como um verdadeiro exemplo para todos.

“Ah, mas e se dois moradores começarem a se estranhar sem razão aparente?” – Neste caso, o famoso “ficar em cima do muro” é extremamente oportuno. Como já lhe disse antes, é importante se manter neutro!

Não aponte dedos. Julgue e converse de forma particular com todos. Imagine que você é o gestor de uma grande empresa e, por isso, deve incentivar a participação de todos os moradores de forma positiva. Quer mantê-los engajados? Elogie-os em público e aponte seus erros em conversas particulares.

O QUE UM SÍNDICO DEVE FAZER?

O síndico do condomínio precisa garantir que todas as contas dos condôminos estão em dia. É ele o responsável por administrar o condomínio e, por isso, recai sobre ele a responsabilidade de cobrar os moradores inadimplentes. Ele também se torna o responsável por todos os funcionários contratados para o condomínio, sejam eles da segurança, portaria ou limpeza.

Além disso, ele cuidará das áreas de uso comum do condomínio e garantirá o bem-estar de todos os moradores.

UMA DICA VALIOSA PARA O SÍNDICO DO CONDOMÍNIO

Ser um síndico condominial é uma tarefa árdua, não é mesmo? Agora que você já sabe todos os detalhes da gestão de um síndico, precisa receber uma dica valiosa e que o auxiliará durante toda a sua gestão!

Como já mencionamos, o síndico é o responsável por cuidar das contas do condomínio e, ainda assim, esse profissional não precisa ter noções de contabilidade. Como isso é possível? Você já vai descobrir…

A questão é que um síndico que não entende de administração ou contabilidade, mas que se relaciona muito bem com os moradores e é uma boa figura de liderança pode, sem dúvida alguma, ter uma gestão excelente.

Olha outro artigo para você! Confira agora: Síndico profissional – quando contratar?

Para isso, basta ele contratar os serviços de uma administradora de condomínios, que nada mais é que uma empresa que irá auxiliar em todos os processos burocráticos do condomínio, servindo como um verdadeiro aliado do síndico e fornecendo tudo que ele precisa para administrar as coisas.

Um síndico que não tem certeza de como administrar o condomínio e que não busca o auxílio de uma administradora de condomínios corre o risco de fracassar de forma miserável e, pior ainda, coloca a economia e o bem-estar de todos os moradores em risco.

Você certamente não quer isso no seu condomínio, não é mesmo?

Portanto, busque alguém que possa fornecer todos esses benefícios para você. Somente dessa forma a sua gestão será realmente incrível e você colherá todos os bons frutos da gestão condominial.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Agora que você já sabe de tudo isso, que tal marcarmos uma conversa? A Total é uma empresa contábil especializada em condomínios. Vamos discutir como você pode se tornar um síndico de condomínio ainda melhor e auxiliar na sua gestão!