O desafio de ser empreendedor

É sabido por todos que a complexidade para se empreender no Brasil é um constante desafio. O país tem uma extensa lista de obrigações às quais os empresários estão sujeitos e que podem gerar multas altíssimas pelo seu não cumprimento.

Além disso, é preciso estar muito atento ao seu negócio, uma vez que a concorrência está a cada dia mais acirrada e o gestor precisa ter todos os números da empresa muito bem controlados. A organização das informações pertinentes ao seu negócio irá permitir ao empresário tomar decisões muito mais assertivas e coerentes com o projeto de futuro projetado pela empresa.

É imprescindível manter controles de contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, controle de estoque. É preciso saber formar corretamente o preço de vendas de seus produtos. Saber exatamente a sua lucratividade, quanto ganha com cada produto, qual o ponto de equilíbrio, irá ajudá-lo a administrar bem a empresa. É comum o empresário achar que está tendo lucro quando, na verdade, está operando no prejuízo. Hoje em dia essa é uma administração temerosa. Não há espaços mais para amadores.

Uma deficiência comum aos empresários é misturar o patrimônio da pessoa física com o patrimônio da empresa, a chamada “confusão patrimonial”. A retirada mensal dos sócios deve ser bem definida de modo que atenda às suas necessidades e que esteja de acordo com a realidade do seu negócio. Dessa forma, espera-se reduzir o risco de falência da empresa pelo mal uso de seus recursos financeiros.

Além dos controles administrativos e financeiros, ao empresário cabe a habilidade para gerenciar pessoas, identificar talentos, reduzir os conflitos interpessoais de maneira que o conjunto beneficie a empresa como um todo.

E para finalizar, o empreendedor deve estar atento ao mercado, às novas tecnologias, às conjunturas internas e externas que podem impactar seu negócio de modo que possibilite realizar as mudanças que forem necessárias de acordo com evolução do mercado.

Mas ainda assim, com todos esses desafios, empreender continua sendo o sonho de grande parte dos brasileiros e a cada dia aumenta mais o número de jovens que buscam no empreendimento próprio a sua satisfação profissional.

 

Gilmar Inácio da Silva