Saiba agora se uma holding familiar é eficaz para você!

holding familiar é eficaz para você

A holding familiar é um instrumento cada vez mais utilizado para garantir os planejamentos sucessórios e patrimoniais. Trata-se de uma forma de organizar o patrimônio de maneira mais inteligente, concentrando todos os bens em um só lugar.

Por conta da complexidade da holding familiar, muitos empreendedores não conhecem as vantagens que essa solução pode trazer. De acordo com estudos, 77% dos investidores enfrentam dificuldades com a organização de suas finanças e bens – e a holding familiar pode ajudar a solucionar esse problema.

Além disso, 73% da atividade empresária do país é composta de empresas familiares – ou seja, as empresas administradas por uma família e passam de geração para geração.

Nesses casos, é muito comum a preocupação com a continuidade das operações da organização na mudança de administração, certo?

A holding familiar pode auxiliar a contornar essa situação e ainda oferece diversos outros benefícios para essas empresas. Veremos neste artigo as principais características dessas empresas para que você possa avaliar se esse é um instrumento eficaz para você. Confira.

O funcionamento de uma holding familiar

Para começar, precisamos entender exatamente o que é e como funciona uma holding familiar, não é? Uma holding é uma empresa que possui a maioria das ações de outras empresas e detém o controle de sua administração e políticas empresariais. Ou seja, é uma empresa que controla outras empresas.

Para as famílias que possuem uma ou mais organizações, é possível criar um holding familiar – uma empresa que possui controle sobre o patrimônio de uma ou mais pessoas físicas de uma mesma família que possuem bens e participações societárias em seus nomes. Todo esse patrimônio passa a ser gerenciado por uma sociedade composta pelos membros da família.

Olha este post que fizemos pensando em você, ele vai te ajudar, confira agora: Holding familiar: como montar o modelo ideal para você?

Diminuição da carga tributária

Uma das vantagens em criar um holding familiar é a diminuição da carga tributária. Uma pessoa física precisa pagar até 27,5% de Imposto de Renda todos os anos, certo? Quando a renda é tributada através de uma pessoa jurídica, essa alíquota fica em torno de 11,33% – representando uma grande economia financeira.

Além disso, você pode evitar o pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) que deve ser pago sobre a transferência de bens. Não incide esse imposto na integralização do patrimônio da pessoa física na holding familiar – com exceção de empresas que atuam no ramo imobiliário.

Planejamento sucessório

A holding familiar facilita a sucessão de bens, pois todas as regras para esse procedimento são previstas no contrato social da pessoa jurídica. Isso significa que é possível evitar a necessidade de realizar inventário judicial ou extrajudicial, além de não ser necessário o recolhimento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

As quotas ou ações da holding familiar podem ser doadas para os sucessores com base em cláusulas que estipulam as condições dessa operação – que incluem impenhorabilidade, incomunicabilidade, inalienabilidade e reversibilidade.

Blindagem patrimonial

Um dos principais objetivos de uma holding familiar é blindar o patrimônio dos membros da família. Isso inclui várias defesas contra contingências externas – tudo dentro da legalidade. Além de todas as funcionalidades que já vimos ao longo deste artigo, a holding familiar oferece blindagem dos bens contra processos de divórcio, separações litigiosas e uniões estáveis paralelas aos casamentos formais.

Com base nas informações que vimos sobre a holding familiar, esse é um instrumento eficaz para você? O que você achou das informações apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário!

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a Total! Será um prazer ajudar você a tomar as melhores decisões para os seus negócios!

Sucesso e até a próxima!