4 Dicas de como montar um planejamento sucessório eficiente

planejamento sucessório eficiente

Garantir o futuro da sua empresa é mais do que essencial e, por isso, preparamos esse pequeno guia para auxiliá-lo nessa importante tarefa!

Planejar como a sua empresa será após a sua saída dela, independentemente do motivo do seu afastamento, é importantíssimo para manter o negócio funcional e vivo pelas décadas que virão. Sabemos que não duraremos para sempre, então por que não preparar um planejamento sucessório?

Simplesmente preparar um documento que detalha o destino de todos os bens do empresário para pessoas após a sua morte não é, nem de longe, a forma mais eficaz de destinar as suas conquistas às pessoas certas. O método mais eficaz para fazer isso é justamente a elaboração do Planejamento Sucessório.

Através dele, os bens serão doados enquanto o empresário ainda vive, e os seus efeitos permanecem mesmo após a sua morte.

E, apesar dos bens serem doados, o patriarca, isto é, o empresário que, antes de realizar a doação dos seus bens para familiares e sucessores, ainda terá total controle sobre a sua empresa enquanto ainda viver, se assim desejar.

Essa é uma ferramenta extremamente útil para garantir o futuro do negócio e a eficácia da transferência de bens e ações.

Então, que tal aprendermos algumas dicas para montar um planejamento sucessório eficiente?

Vamos lá!

1 – QUANTO ANTES MELHOR

Se você quiser que a sucessão aconteça de forma tranquila e eficaz, é necessário começar a planejar isso tudo antes do momento chegar. Como tudo que envolve a administração de um negócio, o planejamento é imprescindível e, nesse caso, não é diferente!

Se possível, comece a planejar quem irá sucedê-lo já durante a elaboração do plano de negócios.

Contudo, não pense que o planejamento deverá ser seguido à risca o tempo todo. Fatores internos e externos podem influenciar os seus planos. Por isso, é sempre bom atualizar e reunir informações novas, como a situação do mercado, o cenário econômico, concorrência e sempre se atentando à saúde dos sucessores.

2 – SEM PREFERÊNCIA

Não adianta simplesmente colocar pessoas na linha de sucessão simplesmente porque você gosta delas. É preciso verificar se elas possuem as capacidades que o seu negócio precisa para funcionar. O planejamento sucessório deve ser construído com uma base na realidade!

Verifique se quem você deseja que o suceda possui essas características necessárias para o trabalho, além da vontade verdadeira de prosseguir com o negócio. Não adianta de nada ser bom no que faz mas não ter vontade alguma ou perspectiva de crescimento, não é mesmo?

3 – ESCUTE A SUA FAMÍLIA!

Antes de simplesmente apontar pessoas, converse com a sua família. Comece, desde cedo, a prepará-los para o grande momento. Dessa forma, você conseguirá evitar várias situações desconfortáveis, como discussões, brigas e quaisquer desentendimentos causados pelas suas escolhas.

Além disso, é conversando com eles que você irá descobrir suas aptidões e como eles podem desenvolver suas carreiras. É um ótimo início, sem dúvidas!

Você poderá, também, treinar quem irá sucedê-lo aos poucos, sem causar impactos negativos.

4 – AJUDA É SEMPRE BEM-VINDA PARA O PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

Converse com advogados, contadores e reúna uma força-tarefa para criar um bom planejamento sucessório!

Procure criar um roteiro para que os sucessores possam saber exatamente o que estão fazendo. É sempre importante ter um guia de atividades para os cargos que os sucessores irão ocupar, além de, preferencialmente, contratar alguém para cuidar da empresa como um todo.

Essa contratação não precisa ser de alguém da família, mas sim de uma pessoa que entenda de negócios e possa conduzir a empresa enquanto seus sucessores se mantém atrás das cortinas ou em seus devidos cargos.

E, lembre-se: a presença de profissionais como o advogado e o contador é essencial para a preparação de um planejamento sucessório realmente eficaz! Se você quiser preparar a sua empresa para os anos que virão, a elaboração desse documento é obrigatória!

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com a Total. Será um prazer falar com você!

Muito sucesso e um forte abraço!