Condomínios Horizontais – oportunidade para se tornar um síndico!

Condomínios Horizontais

Se você se especializou para ser um síndico profissional, pode encontrar uma grande oportunidade de trabalho em condomínios horizontais!

Muitas pessoas ficam perdidas quando o assunto é condomínio horizontal, justamente por haver uma grande confusão a respeito do que esse termo realmente representa. Quando pensamos nisso, logo nos perguntamos: mas, afinal, se um condomínio vertical é uma torre, o horizontal seria como um monte de apartamentos alinhados na horizontal?

Qual a diferença entre Condomínios Horizontais e Verticais?

Essa dúvida é comum. E, se você deseja ser um síndico e ter sucesso nessa profissão, explorando os condomínios horizontais, precisa entender a diferença!

Condomínios Verticais

São torres erguidas com apartamentos construídos uns sobre os outros. É o padrão que se observa por aí, cuja maioria opta por morar. As razões variam desde o preço até a segurança, visto que casas são mais suscetíveis a roubos e assaltos do que apartamentos, já que estes ficam separados por muros e portões, além de dividirem terreno com outras torres.

Ou seja: se o teto do apartamento é o chão de outro, então, estamos falando de uma torre de condomínio vertical.

Olha este artigo maravilhoso que fizemos para você: Como administrar um condomínio pequeno? Os detalhes aos quais você deve se atentar!

Condomínios Horizontais

Os condomínios horizontais são inspirados no modelo de casas americano, que ganhou visibilidade e fama por conta da cultura norte-americana na indústria do entretenimento, principalmente os filmes. Aqui, estamos falando de condomínios com casas construídas uma ao lado da outra, separadas por pequenos muros ou simplesmente pelas paredes. Não existem vizinhos acima ou abaixo, apenas ao lado.

É claro que as peculiaridades de cada condomínio podem variar bastante e, independentemente das suas características mais específicas, ser um síndico profissional é um ótimo negócio!

E, se você busca alcançar oportunidades nessa área, é preciso acompanhar as tendências e embarcar no que está fazendo sucesso. Por isso, é interessante procurar por condomínios horizontais que estejam precisando da administração profissional de síndicos com capacidades técnicas para exercer a profissão.

É verdade que, hoje, o síndico profissional é bastante procurado por administradoras de condomínios e condomínios em geral, seja pela falta de conhecimentos e capacidades técnicas dos síndicos que não são profissionais ou pela necessidade de aprimorar os serviços administrativos e contábeis do condomínio, gerando mais tempo hábil para lidar com a gestão de outras tarefas, os moradores só têm a ganhar com a profissionalização da sindicância.

Quero ser um síndico profissional, o que devo fazer?

Para começar uma carreira como síndico profissional, você deverá ter alguma experiência na área, tendo sido síndico em alguns condomínios antes de exercer o cargo de forma profissional. Funciona como em qualquer empresa – para ocupar determinado cargo, é preciso ter experiência prévia e, preferencialmente, recomendações. Portanto, tenha uma excelente gestão como síndico em outros condomínios antes de candidatar-se a vagas de síndico profissional. Caso contrário, você dificilmente obterá sucesso na profissão, isso se for selecionado e aprovado.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia também este post: Síndico profissional – quando contratar?

Especializando-se para administrar condomínios horizontais

A administração de condomínios horizontais não é tão diferente assim. Mas, é claro que isso não significa que você possa começar sem ter qualquer conhecimento na área. É necessário fazer alguns cursos para entender mais a fundo questões operacionais e administrativas que um síndico precisa lidar. Estude bastante, acompanhe o blog da Total e procure por cursos e livros que te ajudarão a alcançar os seus objetivos. Dessa forma, dificilmente você será menos competente que os seus concorrentes!

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Total. Somos uma administradora de condomínios, e podemos te ajudar a ser um síndico profissional ou a contratar um, caso você seja um morador.

Sucesso e até a próxima.