Contabilidade para condomínios – você está aproveitando o equilíbrio dessa ferramenta?

Contabilidade para condomínios

Um condomínio é formado por um conjunto de moradores, funcionários e o síndico. Cada uma dessas pessoas representa um custo bastante específico para as finanças do condomínio e, por isso, é importante saber como administrá-las bem. Pensando nisso, hoje trazemos para você um conteúdo que irá lhe ensinar como a contabilidade ajuda a tornar o condomínio mais sustentável!

O síndico precisa ter todas as suas funções em mente, a fim de colocá-las em prática da forma mais ágil e eficaz possível, sempre considerando os interesses dos condôminos e as equilibrando com as necessidades do condomínio em si, sejam elas relacionadas a infraestrutura, finanças, etc.

O profissional encarregado de ser o síndico assume a responsabilidade de representar a totalidade dos moradores dentro do condomínio e fora dele (neste último caso, estamos falando de questões judiciais)e, dessa forma, deve sempre se manter neutro e considerar o que é melhor para todos.

Seguindo essa linha de raciocínio e somando-a ao fato de que muitos síndicos não compreendem a fundo questões contábeis, fiscais e tributárias, podemos dizer que os condomínios que não recebem o auxílio de profissionais qualificados nessas áreas correm grandes riscos de enfrentar sérios desafios financeiros!

Que tal fazer o planejamento financeiro do seu condomínio? Olha este post que fizermos para você:Planejamento Financeiro para condomínios – 4 dicas para ter uma gestão impecável!

A CONTABILIDADE PARA CONDOMÍNIOS CRIA EQUILÍBRIO E UM AMBIENTE MAIS SUSTENTÁVEL

Ter um condomínio estável e sustentável é primordial para todos que nele trabalham e habitam. Dessa forma, os moradores e funcionários se sentem confortáveis e seguros para residir e para exercer as suas funções, pois sabem que todos estarão trabalhando em prol da economia e do bem-estar geral.

Mas, como fazer isso sem a contabilidade? O contador é o profissional responsável por levantar dados a respeito das finanças condominiais, logo, é a contabilidade quem determina a viabilidade de manutenções e da instalação de melhorias dentro do condomínio.

Um profissional contábil, ao contrário do que se pensa, não cuida apenas de todo o trabalho burocrático e que envolve cálculos complexos. É verdade, parte da sua função envolve essas atividades, mas, o contador também é alguém que serve como um pilar para a gestão.

E isso não se resume apenas a empresas. Em pequenos, médios e grandes negócios, o contador já é tido como alguém fundamental para a condução de projetos, para a manutenção do equilíbrio empresarial – principalmente o financeiro – e para a tomada de decisões. Por que seria diferente em um condomínio?

A contabilidade para condomínios surge para auxiliar na prevenção de problemas, bem como para impulsionar as possibilidades de criação de soluções para desafios diversos.

Você sabe o que é auditoria para o seu condomínio? Olha que bacana este post que fizemos para você: Auditoria de Condomínios – o que é e como solicitar?

E isso nem mesmo inclui as obrigações contábeis que um condomínio é obrigado a cumprir.

A ideia é que você, síndico ou administrador de condomínios possa, junto a uma contabilidade eficiente, conduzir todos os seus projetos dentro do condomínio, sejam eles relacionados a segurança, economia e sustentabilidade.

MAIS TEMPO PARA CUIDAR DO CONDOMÍNIO

Outro grande benefício para se ter uma contabilidade para condomínios cuidando das finanças é o ganho de tempo, que pode ser direcionado para outras tarefas igualmente importantes dentro do condomínio, incluindo aquele momento chato, onde é preciso cobrar moradores inadimplentes. Dessa forma, você se torna capaz de melhorar o seu relacionamento com os condôminos e pode avaliar a situação como um todo, aprimorando a sua tomada de decisões.

Se você ainda tem alguma dúvida ou deseja saber mais sobre como a contabilidade para condomínios funciona, entre em contato com a Total. Somos uma empresa especializada na contabilidade para administração de condomínios.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Que tal conferir formas de acabar com as brigas dentro de um condomínio por causa de garagem?

Sucesso e até a próxima!