Crise x Imobiliárias: rever o modelo de negócios pode ajudar

Crise x Imobiliárias

Assim como em qualquer empresa, a imobiliária também precisa de um plano de negócios. Por isso, passa a ser fundamental desenvolver e atualizar constantemente esse documento, contribuindo para que seja possível se adequar às demandas do mercado e rever o seu modelo de negócios.

Em tempos de crise, a atualização do modelo de negócios se faz ainda mais importante, e isso pode ser realizado com a modificação ou criação de um plano diferenciado, voltado para a nova realidade do mercado.

O plano de negócios para imobiliária é um documento em que estão detalhados todos os processos para a criação de um novo empreendimento, com os rumos e passos a serem seguidos. Por isso, ele geralmente é realizado no início do seu negócio. Entretanto, para se atualizar, pode ser necessário criar um documento novo ou modificar um já existente.

A seguir, saiba mais sobre como rever o modelo de negócios pode ajudar sua imobiliária a lidar com a crise. Acompanhe!

A importância de atualizar o modelo de negócios

Quando se pensa na crise e no setor imobiliário, é preciso ter em mente que o fundamental não é apenas ter um plano de negócios e segui-lo à risca. Na verdade, para ter sucesso, passa a ser essencial atualizar e rever o plano de negócios frequentemente.

O importante não é somente ter um plano, mas, sim, reavaliá-lo a cada momento, o que permite traçar uma reação.

Você sabe como montar uma imobiliária? Fizemos um post especialmente para você: Como montar uma imobiliária? Tudo que você precisa saber!

Periodicidade recomendada para rever o plano de negócios

  • No primeiro ano, o plano de negócio precisa ser revisado a cada três meses ou quando o empreendedor tiver dúvidas sobre seu rumo.
  • No segundo ano, a recomendação é reavaliar o planejamento a cada semestre.
  • A partir do terceiro, o procedimento pode ser anual.
  • Sempre que houver uma mudança interna ou externa significativa, é importante, também, rever seu planejamento.

Ou seja, é preciso reavaliar o modelo de negócios para garantir a sustentabilidade de sua imobiliária. Mas, em caso de crise, essa revisão se torna ainda mais importante. Ao perceber os problemas, é necessário se adaptar a esse novo cenário, de forma que seja possível enfrentar a situação.

O cálculo dos riscos

Para auxiliar a manter um negócio imobiliário durante a crise, é preciso calcular os riscos e perceber os melhores caminhos que podem ser seguidos. Isso pode significar ter que modificar completamente o modelo de negócios.

Assim, é  preciso avaliar o momento da empresa e do mercado e tomar decisões corretas, mantendo o foco e criando estratégias para lidar com as dificuldades do setor.

Mantendo o foco

Apesar de o plano de negócios exigir atualizações e revisões constantes, é fundamental, também, que o empresário mantenha o foco para alcançar, cada vez mais, novas realizações. Assim, será possível lidar com as adversidades.

Por isso, mesmo em época de crise, é necessário manter o foco nos objetivos futuros, tendo em mente que esse é um momento passageiro. No longo prazo, com o estudo correto do mercado e do seu plano de negócios, vai ser possível lidar com a situação de maneira diferenciada e menos traumática.

Você analisa suas concorrentes? Fizemos um post incrível para você sobre o assunto: 5 motivos para pesquisar os concorrentes da sua imobiliária

Outros fatores importantes para o setor imobiliário

É preciso ter em mente que o plano de negócios irá auxiliar para que se tenha um objetivo mais assertivo e um caminho a seguir, mas, além dessa estratégia, é fundamental possuir outros fatores, como o bom atendimento ao cliente e uma boa gestão imobiliária para que se tenha um diferencial de mercado.

No longo prazo, a revisão do plano de negócios, com a capacidade de lidar com ele de maneira estratégica, contribuindo com benefícios ao cliente, pode ser uma boa maneira de criar um modelo de negócios ideal e lidar com as crises de forma satisfatória, sobrevivendo a esses momentos.

Conheça 5 motivos para pesquisar os concorrentes da sua imobiliária!

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

E na sua empresa, como está a atualização do seu plano de negócios? Compartilhe conosco sua experiência e se precisar de ajuda para rever seu modelo em termos contábeis, conte com a Total!